Clipes Gauchos

Gilberto Monteiro – Prelúdio pra um Beija Flor

Gilberto MonteiroMúsica Instrumental

IMDB: /10 Votos

Reportar erro

Gilberto Monteiro – Prelúdio pra um Beija Flor

É considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul. Como compositor, foi autor de um dos maiores sucessos de Renato Borghetti, a “Milonga pras Missões”. Tornou-se um inspirador para Renato Borghetti, de quem passou a abrir muitos shows. Em 1984, a “Milonga para as Missões” foi lançada por Renato Borghetti no LP “Gaita ponto”.

Em 1986, participou da 16º Califórnia da  canção nativa, na cidade de Uruguaiana, RS; participando do disco que registrou as vencedoras do festival, tocando gaita nas faixas “Provinciano”, de Mário Eleú Silva e Mário Barros, na interpretação de João de Almeida Neto; e “Quati-mundéu”, de Moisés Silveira Menezes e Juliano de Souza Javoski, na interpretação de Juliano Javosky. Em 1989, a música “Recordando as bailantas” foi gravada por Renato Borghetti, em LP lançado pela Continental. Em 1991, teve a composição “Pra ti guria” gravada por Gaúcho da Fronteira no LP “Gaúcho negro”, da Som Livre, com a trilha sonora do filme “Gaúcho negro”.

Em 1997, lançou pelo selo Atração o CD “De Lua & Sol”, com treze composições de sua autoria, entre as quais,”De Lua e Sol”, “Viejo Sarandi”, “Mateando com los amigos”, e “Esquila..”. Em 2001, a composição “Alumiando as maçanetas” foi relançada, na interpretação de Renato Borghetti, na série “Dois em um”, com regravações de LPs. Gravou em 2003, o CD “Pra ti guria”; com destaque para as faixas “Boa Vista de São Domingos”, “Recordando as bailantas” e “Unistalda Campeira”.

No mesmo ano, participou da trilha sonora do filme “Noite de São João”, com direção de Sergio Silva. Em 2005, apresentou-se com Renato Borghetti no encerramento da Oficina de Chorinho em Porto Alegre. Nesse ano, recebeu o Prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha); no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, como melhor instrumentista gaúcho de 2004; na primeira edição do prêmio, que contemplou em 12 categorias, os melhores artistas da música gaúcha. Em 2006, seu clássico “Milonga para as missões” foi gravada pela dupla Victor e Leo, no CD “Victor e Leo ao vivo” lançado pela Sony/BMG.

Gilberto Monteiro – Prelúdio pra um Beija Flor

No links available
No downloads available

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *










Você poderá gostar

%d blogueiros gostam disto: